E se eu parar de fumar? Benefícios imediatos e a longo prazo

Por CDD

Parar de fumar é uma das melhores decisões que uma pessoa pode tomar para melhorar sua saúde e qualidade de vida. Mas por quê? o tabagismo é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Estima-se que 1 bilhão de pessoas fumam no mundo, sendo 80% delas em países de baixa e média renda.

Fumar causa uma série de doenças graves. Ou seja, acaba por ser um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas, derrames, câncer e doenças respiratórias.

Por que parar de fumar?

Benefícios imediatos de parar de fumar

  1. Dentro de 20 minutos: A pressão arterial e a frequência cardíaca começam a retornar ao normal. A temperatura das mãos e pés aumenta, melhorando a circulação.
  2. Após 8 horas: Os níveis de monóxido de carbono no sangue caem para a metade e os níveis de oxigênio no sangue retornam ao normal. Isso melhora a oxigenação dos tecidos e órgãos.
  3. Após 24 horas: O risco de um ataque cardíaco já começa a diminuir.
  4. Após 48 horas: As terminações nervosas começam a se regenerar, o que melhora os sentidos do olfato e do paladar. Os pulmões também começam a se livrar do muco e outros resíduos.
  5. Após 72 horas: A capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil à medida que os brônquios relaxam.
  6. Após 2 semanas a 3 meses: A circulação continua a melhorar e a função pulmonar pode aumentar até 30%. A caminhada e outras atividades físicas tornam-se mais fáceis.
  7. Após 1 a 9 meses: A tosse e a falta de ar diminuem. Os cílios nos pulmões (pequenas estruturas que limpam o muco) voltam a funcionar normalmente, aumentando a capacidade de remover muco, limpar os pulmões e reduzir infecções.

Benefícios de parar de fumar a longo prazo

  1. Após 1 ano: O risco de doença coronariana é reduzido pela metade. Posteriormente, o risco de ataque cardíaco continua a diminuir.
  2. Após 5 anos: O risco de acidente vascular cerebral (AVC) pode se igualar ao de um não-fumante. Além disso, o risco de câncer de boca, garganta, esôfago e bexiga é reduzido pela metade.
  3. Após 10 anos: O risco de morrer de câncer de pulmão é aproximadamente metade do de um fumante. Aliás, o risco de câncer de laringe (cordas vocais) e de pâncreas também diminui.
  4. Após 15 anos: O risco de doença coronariana é semelhante ao de alguém que nunca fumou. Além disso, risco de desenvolver câncer de pulmão, boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas continua a diminuir.

Outros benefícios de parar de fumar

E se eu parar de fumar? Quais os próximos passos?

É importante lembrar que parar de fumar pode ser um desafio, então os sintomas de abstinência podem ser difíceis de lidar. No entanto, existem diversas formas de apoio disponíveis, como terapias, medicamentos e grupos de apoio. Além disso, buscar ajuda profissional pode aumentar significativamente suas chances de sucesso.

Como pontuado anteriormente, parar de fumar é um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer para a saúde. Os benefícios começam quase imediatamente e se estendem por anos, proporcionando uma vida mais longa, saudável e feliz. Ou seja, se você é fumante, considere buscar ajuda e apoio para deixar o cigarro. Seu corpo e sua mente agradecerão por essa decisão.

Se precisar de suporte, procure programas de cessação de tabagismo na sua região, converse com seu médico e busque apoio de amigos e familiares. Assim, a decisão de parar de fumar será um passo poderoso em direção a uma vida mais saudável e plena.

Enquanto uma jornada, cada pequeno passo é um progresso significativo. Com orientação de um profissional, alguns casos podem necessitar de medicamentos. Mas, o importante é lembrar que nunca é tarde demais para parar de fumar, até porque rapidamente se começa a colher os benefícios para a saúde.

Cada cigarro que você não acende é uma vitória para sua saúde!

Compartilhe

Leia Também