O que é tratamento monoclonal?

Por CDD

O que seria o tratamento monoclonal para esofagite eosinofílica? Uma das principais dificuldades da Esofagite Eosinofílica (EoE) é a demora no diagnóstico. Por ser uma doença pouco conhecida da população e profissionais de saúde, é frequente que as pessoas passem décadas sem receber tratamento adequado, o que pode agravar a condição. 

Atualmente, existem algumas alternativas de tratamento para EoE. O tratamento padrão no Brasil segue uma combinação de terapias não medicamentosas (dieta) junto a terapias medicamentosas (terapia com IBP ou esteroides tópicos deglutidos). Desde 2023, no entanto, a Anvisa modificou a indicação terapêutica do dupilumabe para o tratamento de EoE em pacientes a partir de 12 anos de idade com peso corporal igual ou superior a 40 Kg. 

Tratamento monoclonal: dupilumabe

O dupilumabe é um agente biológico, um tipo de terapia que tem se tornado cada vez mais comum no tratamento de diversas condições e doenças. Ele se desenvolve a partir de anticorpos monoclonais. 

De acordo com a veterinária e doutora em biotecnologia Mariana Coutinho, anticorpos monoclonais são anticorpos produzidos a partir de uma única célula. Eles atuam diretamente no foco mais efetivo onde se encontra a estrutura que precisa de ação direta do sistema imune sem, no entanto, atacar as estruturas saudáveis ao redor.

Mais que isso, esse tipo de anticorpo marca a estrutura como “alvo” para o sistema imunológico. Essa habilidade seletiva eficiente é o que faz com que os anticorpos monoclonais estejam sendo utilizados para o tratamento de várias doenças. 

O dupilumabe já faz parte do tratamento de outras condições, geralmente de processos inflamatórios tipo 2 como dermatite atópica, asma, rinossinusite crônica. No caso da EoE, o medicamento reduz a inflamação no esôfago. Embora apresente eficiência e o ganho em qualidade de vida, ainda se utiliza o dupilumabe em segunda linha. Ou seja, no Brasil, ele entra em jogo quando há falha das demais indicações.

Conheça o site da nossa campanha sobre Esofagite Eosinofílica!

Compartilhe

Leia Também