Janeiro é uma tela em branco

Por CDD

Campanha Janeiro Branco visa ampliar ações e olhares para a temática de saúde mental no mês de janeiro

Desde 2014, o mês de janeiro é reconhecido no Brasil pela campanha que busca chamar a atenção para a saúde mental na vida das pessoas – o Janeiro Branco. Criado por um grupo de psicólogos de Uberlândia, o Janeiro Branco teve sua cor inspirada na sua posição como o primeiro mês do ano, época em que as pessoas focam em novas resoluções e metas para os próximos meses, como se tivessem “uma tela em branco”.

O tema não poderia ser mais relevante. Em 2019, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o título de país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros apresentando a condição. Com a pandemia de Covid-19, as já antigas necessidades de saúde mental viraram emergências públicas, como mostram diferentes estudos.

Segundo a OMS, uma consequência da pandemia foi a interrupção dos serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países do mundo, incluindo o Brasil. Uma pesquisa do Instituto FSB apontou que 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros achavam que a sua saúde mental havia piorado ou piorado muito durante a pandemia. 

Em 2020, a Fiocruz divulgou cartilhas com recomendações para o enfrentamento de transtornos mentais no contexto da pandemia. Entre os temas, são citadas recomendações gerais, a respeito das reações, comportamentos e formas de cuidado psíquico, também foram descritos recomendações para gestores e para o cuidado de crianças em situação de isolamento hospitalar.

Os profissionais de saúde também tiveram um aumento dos problemas de saúde mental após o início da pandemia de Covid-19. Um relatório da pesquisa da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) publicado em janeiro de 2022 investigou os sintomas depressivos em profissionais de saúde na linha de frente do Covid-19. De acordo com o documento, o Brasil é o segundo país da América Latina que apresentou maior sintomatologia coincidente com depressão severa (13%), só teve menor pontuação do que os profissionais do Chile, com 15,36%.

De acordo com uma das cartilhas da Fiocruz, são boas estratégias de cuidado psíquico (reprodução Fiocruz, 2020):

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