Março Verde pela NMO – 2023
Por mais um ano consecutivo, nós da CDD tivemos a honra de realizar a campanha Março Verde, voltada para a conscientização da Neuromielite Óptica (NMO) – uma doença rara, autoimune e de origem neurológica. Apesar de somar mais de 10 mil pacientes pelo Brasil, a falta de informações sobre a condição impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa com NMO. Durante todo o mês de março, realizamos diversas ações e levamos informações de qualidade para milhares de pessoas, foi sensacional!
Em 2023, trouxemos o mote “Esperançar NMO” e falamos sobre transformar expectativas em esperança, do verbo “Esperançar”, que significa construir, persistir e juntar-se em comunidade para fazer a diferença. Vivemos momentos decisivos com as novas perspectivas de tratamento que chegam em nosso país, hoje construímos um legado para todas as pessoas que convivem com NMO e lutamos para que todas tenham uma melhor qualidade de vida e um bom prognóstico com a condição.
Principais ações:
- Iluminação de monumentos: Entre as iniciativas, destaca-se a iluminação especial na cor verde de importantes pontos turísticos de Foz do Iguaçu (PR), como o Marco das Três Fronteiras, a Roda Gigante e a Usina Binacional de Itaipu. Outro importante monumento histórico iluminado de verde pela NMO foi o Elevador Lacerda em Salvador, na Bahia. A iluminação de monumentos com grande apelo de público é importante para que pessoas que não sabem o que é a doença ou tem sintomas, mas não conseguem identificar o que é, possam entender e realmente ter acesso à saúde, acolhimento e tratamento.
- Joga Pelos Raros: E não paramos por aí, um dos acontecimentos importantes da campanha foi o evento beneficente “Joga pelos Raros”, que aconteceu no Estádio do Nacional, em São Paulo, e contou com a presença do jogador Romário e convidados especiais, como Vampeta, Júnior Souza, Pedala Robinho e Alfredo, influenciador do canal #VEMPROFUT. A partida teve um público de mais de 500 pessoas e também foi transmitida pelo canal televisivo SportTV.
- Depoimentos de pacientes:Também aconteceram uma série de ações presenciais e digitais com a hashtag #EsperançaNMO, como a exposição de pôsteres informativos em São Paulo, na estação Primavera-Interlagos (Linhas 9 Esmeralda, da CPTM), com depoimentos sobre a vivência de algumas pessoas com a patologia. Além disso, houve a propagação da cartilha digital com informações sobre a NMO para profissionais da saúde em espaços estratégicos.
- Divulgação com artistas: A divulgação de materiais informativos nas redes sociais com informações sobre a NMO também teve a participação de influenciadores e artistas como Claudia Ohana, Paloma Tocci, Clara Moneke, Fernando Torquatto e Suzana Vieira, que compartilharam com suas audiências informações importantes sobre a Neuromielite Óptica e aumentaram a conscientização acerca da doença.
- Imprensa: Por meio das redes sociais, impactamos cerca de 4 milhões de pessoas, e através da divulgação de matérias na imprensa e de ações externas, estimamos um alcance de mais de 24 milhões de pessoas, incrível né?! E você pode conferir tim tim por tim tim de tudo o que aconteceu acessando o relatório completo do Março Verde, é só clicar aqui.
Esperamos que no próximo ano os resultados sejam ainda maiores, e te convidamos para seguir engajando e esperançando coletivamente. Contamos com você nessa jornada, vem com a gente?
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