Asma e o calor: dicas para o verão
Geralmente, pensamos que os sintomas da asma pioram somente no inverno. Mas o calor do verão também pode desencadear a exacerbação de sintomas em algumas pessoas.
As causas não são claras, mas duas razões possíveis que associam asma e o calor são:
- Respirar ar quente pode fazer com que as vias respiratórias se estreitem, causando tosse e falta de ar.
- Quando está calor no verão, geralmente há níveis mais altos de poluentes e pólens no ar.
Dicas importantes se o tempo quente desencadeia sua asma
- Continue usando seu inalador preventivo regular para que você tenha menos probabilidade de ter sintomas. E leve seu inalador de alívio com você o tempo todo, para estar pronto caso os sintomas apareçam.
- Use um plano de ação escrito para a asma para que você saiba o que fazer se o clima quente desencadear os sintomas
- Faça avaliações regulares da asma para verificar se está tomando os remédios certos para você e se está usando seus inaladores da melhor maneira durante os meses de verão
- Se você estiver usando seu inalador de alívio três ou mais vezes por semana, ou se notou que o clima quente piorou seus sintomas, reserve um tempo extra para conversar com sua/seu médica(o) ou enfermeira(o) de asma.
- Mantenha os inaladores em um local fresco, longe da luz solar direta, para que continuem a funcionar bem. Tente manter seu apaziguador em uma bolsa fria quando estiver fora de casa em um dia quente.
- Fique de olho nas previsões de pólen e descubra por que ficar atento aos sintomas da febre do feno com anti-histamínicos também é bom para a asma.
- Planeje todas as atividades ao ar livre para o início do dia, quando a qualidade do ar tende a ser melhor, incluindo exercícios.
E para você, como é a relação entre a asma e o calor?
Fonte: https://www.asthma.org.uk/advice/manage-your-asthma/adult-review/
Tradução e adaptação: Redação CDD