Compreendendo a hipóxia da DPOC

Por CDD

A hipóxia na DPOC, ausência de oxigênio suficiente para o corpo, pode trazer graves complicações

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um grupo de doenças pulmonares que inclui bronquite crônica e enfisema. O fluxo de ar restrito caracteriza todas essas condições, e a DPOC causa dificuldade para respirar.

A incapacidade de obter oxigênio suficiente para os pulmões aumenta o risco de desenvolver hipóxia. A hipóxia é uma condição em que não chega oxigênio suficiente às células e tecidos do corpo. Isso pode acontecer mesmo que o fluxo sanguíneo seja normal.

A hipóxia pode levar a muitas complicações graves, às vezes fatais. No entanto, se você entende-la, poderá controlar a condição antes que ela leve a complicações perigosas.

Sintomas da hipóxia

O oxigênio desempenha um papel importante nas células e tecidos do seu corpo. A única maneira de seu corpo obter oxigênio é através dos pulmões.

A DPOC resulta em inflamação e inchaço das vias respiratórias. Também causa a destruição dos alvéolos, parte do tecido pulmonar. A DPOC também causa um fluxo restrito de oxigênio em seu corpo.

Os sintomas de hipóxia geralmente incluem:

A DPOC é uma condição crônica, então você pode sentir qualquer um desses sintomas continuamente. Se você tiver algum desses sintomas, isso é considerado uma emergência médica.

Você deve ligar para seus serviços de emergência locais ou ir para o pronto-socorro se você sentir uma mudança muito grande ou se os seus sintomas piorarem. Isso é especialmente importante se os sintomas estiverem associados a dor no peito, febre, fadiga ou confusão.

Complicações

A hipóxia na DPOC torna a respiração difícil e afeta mais do que apenas os pulmões.

Quando você não consegue respirar oxigênio suficiente, seu sangue é privado desse componente vital. O oxigênio é necessário para que seu corpo seja capaz de realizar as funções básicas. Por exemplo, a hipóxia pode ter efeitos graves na saúde do coração e do cérebro.

Hipercapnia

A hipóxia também pode levar a uma condição chamada hipercapnia. Isso ocorre quando os pulmões retêm muito dióxido de carbono devido a dificuldades respiratórias.

Quando você não consegue inspirar, é provável que não consiga expirar como deveria. Isso pode elevar os níveis de dióxido de carbono na corrente sanguínea, o que pode ser fatal. Um desequilíbrio de oxigênio e dióxido de carbono em seu corpo é mais provável à medida que a DPOC progride.

Outras complicações

A hipóxia crônica por DPOC não tratada também pode levar a:

Terapia de oxigênio

Reverter a hipóxia envolve aumentar a ingestão de oxigênio. Um método comum para fornecer oxigênio extra é a oxigenoterapia. A oxigenoterapia também é chamada de oxigênio suplementar ou prescrito. Envolve o uso de um dispositivo mecânico que fornece oxigênio aos pulmões.

O oxigênio suplementar pode reduzir a falta de ar, aumentar o oxigênio no sangue e aliviar a quantidade de trabalho que o coração e os pulmões têm de fazer. Também pode diminuir a hipercapnia. Antes de prescrever oxigênio, seu médico fará testes para medir seus níveis de oxigênio no sangue.

Tanques de oxigênio

A oxigenoterapia usa oxigênio comprimido. O gás oxigênio comprimido é armazenado em um tanque portátil.

O tanque fornece oxigênio ao corpo por meio de tubos nasais, uma máscara facial ou um tubo inserido na traqueia. Um medidor no tanque controla a quantidade de oxigênio que você inspira.

Concentradores de oxigênio

A oxigenoterapia também está disponível por meio de um concentrador. Um concentrador de oxigênio retira o ar do ambiente, filtra outros gases e armazena o oxigênio para uso. Ao contrário do oxigênio comprimido, você não precisa usar recipientes de oxigênio pré-cheios.

Os concentradores são úteis para pessoas que precisam de oxigenoterapia o tempo todo. Mas os concentradores precisam de eletricidade para funcionar, por isso podem não ser tão versáteis quanto o oxigênio comprimido.

Oxigênio líquido

Outra opção é o oxigênio líquido. O oxigênio líquido se transforma em gás ao sair de seu recipiente.

Embora o oxigênio líquido possa ocupar menos espaço do que o oxigênio comprimido, ele também pode evaporar. Isso significa que o suprimento pode não durar tanto quanto as outras opções.

Remédios

Além da oxigenoterapia para tratar a hipóxia e seus medicamentos regulares para a DPOC, você também pode precisar de medicamentos para controlar os problemas respiratórios causados ​​por outras condições. Esses medicamentos podem incluir:

Além de tratamentos médicos, é importante ficar longe de fatores ambientais que incluem:

Em conclusão

A DPOC não tem cura. No entanto, é importante tratar a doença para evitar suas complicações. Uma possível complicação, a insuficiência respiratória, é uma causa comum de morte por DPOC.

Se você tem hipóxia por DPOC, precisará de tratamento para o resto da vida para evitar complicações da privação de oxigênio. Tratar com pouco oxigênio pode te ajudar a respirar mais facilmente e permitir que você execute as tarefas diárias. A oxigenoterapia, por sua vez, pode te ajudar  a dormir melhor à noite.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também