27.09.2021 Outras Patologias

Dia do Pulmão: função e anatomia dos pulmões

Por CDD

Saiba mais sobre como a função do pulmão e sistema respiratório

Os pulmões são o centro do sistema respiratório.

Cada célula do corpo precisa de oxigênio para se manter viva e saudável. Seu corpo também precisa se livrar do dióxido de carbono. Este gás é um resíduo produzido pelas células durante suas funções diárias normais. Seus pulmões são especialmente projetados para trocar esses gases toda vez que você inspira e expira.

Vamos dar uma olhada neste sistema complexo e entender mais sobre cada parte:

O sistema respiratório

Os pulmões são a parte principal do sistema respiratório. Esse sistema é dividido em trato respiratório superior e trato respiratório inferior.

O trato respiratório superior inclui:

O trato respiratório inferior é composto por:

Outras partes do sistema respiratório ajudam os pulmões a se expandir e contrair conforme você respira. Isso inclui as costelas ao redor dos pulmões e o músculo do diafragma em forma de cúpula abaixo deles.

Os pulmões são rodeados pelo esterno (osso do tórax) e pela caixa torácica na frente e pelas vértebras (coluna vertebral) nas costas. Esta proteção óssea ajuda a proteger os pulmões e outros órgãos do tórax.

Anatomia pulmonar

Os pulmões são esponjosos e rosados e se parecem com dois cones de cabeça para baixo em seu peito. O pulmão direito é composto por três lobos. O pulmão esquerdo tem apenas dois lobos para dar espaço ao coração.

Árvore brônquica

Os pulmões começam na parte inferior da traqueia. A traqueia é um tubo que transporta o ar para dentro e para fora dos pulmões. Cada pulmão possui um tubo denominado brônquio que se conecta à traqueia. A traqueia e os brônquios formam um “Y” de cabeça para baixo em seu peito. Esse “Y” costuma ser chamado de árvore brônquica.

Os brônquios se ramificam em brônquios menores e tubos ainda menores chamados bronquíolos. Como os galhos de uma árvore, esses minúsculos tubos se estendem por todas as partes dos pulmões. Alguns deles são tão pequenos que têm a espessura de um cabelo. Você tem quase 30.000 bronquíolos em cada pulmão.

Cada tubo bronquíolo termina com um agrupamento de pequenos sacos aéreos chamados alvéolos. Eles se parecem com pequenos cachos de uva ou balões muito pequenos. Existem cerca de 600 milhões de alvéolos em seus pulmões. As pequenas bolhas dos alvéolos proporcionam aos pulmões uma área de superfície surpreendente – equivalente ao tamanho de uma quadra de tênis. Isso significa que há espaço suficiente para que o oxigênio vital passe para o seu corpo.

Como funcionam seus pulmões

O caminho da respiração

Quando você respira, o ar entra pela boca e nariz e viaja:

Cada alvéolo é coberto por uma rede de minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares. A troca de oxigênio e dióxido de carbono acontece aqui. Seu coração envia sangue desoxigenado para os pulmões. Este é o sangue que carrega dióxido de carbono em vez de oxigênio.

Conforme o sangue passa pelos minúsculos capilares de paredes finas, eles obtêm oxigênio dos alvéolos. Eles retornam o dióxido de carbono através das paredes finas para os alvéolos.

O sangue rico em oxigênio dos pulmões é enviado de volta ao coração, de onde é bombeado para todo o corpo. O dióxido de carbono é expelido dos pulmões e dos alvéolos pela boca e pelo nariz.

Como seus pulmões se mantêm saudáveis

Seus pulmões são órgãos autolimpantes.

Os alvéolos permanecem parcialmente inflados como um balão, mesmo quando você expira o ar. Seus pulmões produzem um fluido chamado surfactante pulmonar para ajudá-los a permanecer abertos. O surfactante também contém proteínas gordurosas que ajudam a manter os pulmões saudáveis.

Os pulmões também produzem muco para prender germes e partículas. O muco é então varrido pelos cílios, pequenos pelos que revestem as vias respiratórias. Normalmente, você engole esse muco sem perceber. Se você tiver uma doença respiratória, seus pulmões podem produzir muito muco.

Os alvéolos também contêm células imunológicas chamadas macrófagos. Essas células “comem” germes e irritantes antes que possam causar uma infecção nos pulmões.

E aí, gostou de saber mais sobre o funcionamento desse sistema tão importante para o seu corpo? Participe dos nossos grupos de Respiratórios no WhatsApp!

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também