17.12.2021 Asma

O que é asma alérgica?

A asma alérgica é a asma causada por uma reação alérgica. Também é conhecida como asma induzida por alergia. Você pode ter asma alérgica se tiver dificuldade para respirar durante a estação das alergias.

Pessoas com esse tipo de asma geralmente começam a sentir os sintomas após inalar um alérgeno como o pólen. A Asthma and Allergy Foundation of America relata que mais da metade das pessoas com asma tem asma alérgica. Ela tratável na maioria dos casos.

Quais são as causas?

Você desenvolve alergias quando seu sistema imunológico reage exageradamente à presença de uma substância inofensiva chamada alérgeno. Algumas pessoas podem desenvolver problemas respiratórios ao inalar alérgenos. Isso é conhecido como asma alérgica. Ocorre quando as vias respiratórias incham como parte de uma reação alérgica.

Em geral, os alérgenos inalados causam asma alérgica. Alguns alérgenos que podem causar essa condição incluem:

Os alérgenos menos comuns que podem causar uma reação asmática incluem:

Embora uma reação asmática a esses alérgenos seja menos comum, eles podem causar uma reação mais séria.

Quais são os sintomas da asma alérgica?

A asma alérgica e a asma regular apresentam os mesmos sintomas. Eles incluem:

Se você tem rinite alérgica ou alergias de pele, também pode ter:

Se você engoliu o alérgeno, estes sintomas também podem estar presentes:

Como é diagnosticada?

O teste cutâneo é a forma comum de verificar se há alergias. O médico cutucará sua pele com uma agulha contendo uma pequena quantidade de um alérgeno. Após 20 minutos, o médico examinará sua pele para ver se há inchaços vermelhos. Esses inchaços são um sinal de reação alérgica.

Os testes adicionais que podem verificar se você tem asma e alergias incluem:

Quais são as complicações potenciais da asma alérgica?

A asma alérgica pode ter complicações graves. Uma complicação é a anafilaxia. Este tipo de reação alérgica grave pode ter sintomas como:

A anafilaxia não tratada pode ser fatal. Pode causar problemas como frequência cardíaca anormal, fraqueza, pressão arterial baixa, pulso rápido, parada cardíaca e parada pulmonar.

Como posso prevenir?

Os ataques de asma alérgica nem sempre são evitáveis. No entanto, você pode torná-los menos frequentes alterando seu ambiente.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também