01.03.2024 Obesidade

Dia Mundial da Obesidade – #FalarSobreObesidadeNãoPrecisaSerUmPeso

Por CDD

No mês do Dia Mundial da Obesidade e de Luta contra a Gordofobia, através da informação, nós da CDD lutamos por respeito, acesso a tratamentos efetivos, e acima de tudo, dignidade.

Afinal, pessoas com Obesidade são muito mais do que uma condição!

O que é obesidade?

A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo. Possui origem multifatorial que afeta diferentes dimensões da vida da pessoa que convive com a condição: biológica, social, cultural, comportamental, de saúde pública e política.

Gordofobia x Obesidade

Segundo a Abeso, 85,3% das pessoas com obesidade no Brasil já passaram por situações de gordofobia e 60,4% desses casos acontecem em consulta médica.

Quanto maior o grau de obesidade, mais comuns são os ataques gordofóbicos, 98,15% das pessoas com grau 3 de obesidade – IMC acima de 40, já sofreram algum tipo de constrangimento devido a sua condição.

Obesidade tem tratamento?

Primeiramente, precisamos ter consciência que emagrecimento não é tratamento. A perda de peso permite a pessoa com obesidade sair de zonas de riscos, mas, se não for mantido, os danos e efeitos podem ser ainda maiores. 

Há também, a cirurgia bariátrica, que auxilia no tratamento da obesidade, assim como medicamentos e mudanças alimentares. A diferença é que a manutenção do peso após a bariátrica é mais eficiente, mas ainda é necessário acompanhamento durante longos períodos.

Sendo assim, o atendimento multidisciplinar é o mais indicado para o tratamento efetivo da obesidade. Mais do que se consultar em diferentes especialidades, a pessoa com obesidade precisa que estes profissionais dialoguem e busquem, em conjunto, por melhores alternativas para a sua saúde.

Quer saber mais sobre Obesidade e gordofobia?

Baixe agora gratuitamente o manual “Falar Sobre Obesidade não Precisa ser um Peso – Como comunicar sobre obesidade”

O manual propõe uma comunicação inclusiva e livre de estigmas e preconceitos sobre a obesidade. É direcionado aos jornalistas, comunicadores de saúde e profissionais de qualquer área da saúde envolvidos no tratamento da obesidade. Além de ser indicado, é claro, ao público em geral que busca informações sobre obesidade e sobre comunicação inclusiva.

Compartilhe

Leia Também