Homem com enxaqueca ou dor de cabeça
09.05.2024 Enxaqueca

Enxaqueca x dor de cabeça: saiba a diferença!

Por CDD

Há entre 150 e 200 tipos diferentes de dor de cabeça. De forma geral, divide-se em dois grandes grupos: cefaleia primária ou secundária. A cefaleia primária é aquela em que a própria dor é a doença, isto é, ela não é sintoma de outra condição de saúde. Existem diversos tipos de cefaleias primárias, mas as mais comuns são a dor de cabeça tensional e a enxaqueca. 

A dor de cabeça secundária, por sua vez, é aquela que é sintoma de outras doenças ou condições de saúde. Pode ser indicativo de condições graves, como meningite ou sangramento interno, mas também de desidratação ou sinusite. 

É importante saber que você deve buscar atendimento médico com urgência. Assim, identificará se você tem ou está passando por uma crise de enxaqueca ou outro tipo de dor de cabeça. Além disso, procure atendimento especializado quando a dor de cabeça for:

Como diferenciar a enxaqueca de outras formas de dor de cabeça?

Apesar de ser uma entre tantos tipos de cefaleia, a enxaqueca é uma condição neurológica crônica que possui algumas características específicas. Em conjunto, tais características a diferenciam de outras formas de cefaleia.

Conheça algumas dessas características:

Leia mais sobre os sintomas de enxaqueca aqui. Ela pode ter relação direta com os hormônios femininos; saiba de que forma aqui.

Uma dor de cabeça comum de origem tensional (o tipo mais comum de cefaleia) tem duração mais curta. Geralmente, é uma dor menos severa que se apresenta como uma pressão ou faixa de dor pela cabeça. Este tipo de cefaleia não é acompanhado de outros sintomas, embora possa ter gatilhos similares aos da enxaqueca.

A cefaleia tensional também tem como gatilho ou causa fatores físicos como: má postura, bruxismo (apertar dentes/mandíbula), distúrbios do sono como apneia ou insônia. 

É recomendado que você procure um médico para qualquer tipo de dor de cabeça que se torne crônica ou frequente. Isto é, quando ela se torna algo rotineiro e/ou aparece de forma muito intensa. Outros tipos de cefaleia podem também se apresentar de forma crônica (como a enxaqueca com aura, por exemplo). Por isso, é importante ter o diagnóstico correto para definir o tratamento mais adequado, prevenção de doenças mais graves e garantir melhor qualidade de vida. 

Maio é o mês de conscientização sobre as cefaleias. Acompanhe nossas redes para conhecer mais sobre o Maio Bordô e faça parte desse movimento!

Compartilhe

Leia Também