Enxaqueca com aura
08.05.2024 Enxaqueca

O que é enxaqueca com aura?

Por CDD

A enxaqueca com aura afeta entre 25% e 30% das pessoas que convivem com a condição. De forma geral, a aura é considerada uma fase anterior à crise de cefaleia, com duração entre 15 e 60 minutos. No entanto, em alguns casos, ela pode também ser concomitante à dor de cabeça.

Uma das principais características da enxaqueca com aura é a alteração na percepção visual, seguida por intensa dor de cabeça. Esse tipo de incidência não tem causa determinada, mas se sabe que as crises podem ter relação com gatilhos. Entre eles, estão: estresse ou cansaço, jejum prolongado, consumo de bebidas alcoólicas, exposição a perfumes e determinados cheiros ou comidas gordurosas. 

Os principais sintomas da enxaqueca com aura são: 

  • Dor de cabeça intensa, 
  • Visão borrada ou perda temporária de visão;
  • Manchas na visão – pontos escuros ou claros, flashes de luz, imagens brilhantes;
  • Formigamento;
  • Perda de equilíbrio ou tontura.

O tratamento para enxaqueca com aura é o mesmo do que para a enxaqueca sem presença dela. Para ler mais sobre os tratamentos agudo e preventivo, além de orientações médicas gerais, clique aqui. Para todos os casos de enxaqueca, é importante que a pessoa busque identificar seus gatilhos, a fim de evitá-los.

Nesse sentido, uma boa estratégia é manter um “diário de enxaqueca”, com anotação de dias e possíveis eventos desencadeantes. Porém, caso você tenha episódios de enxaqueca com aura com frequência, é importante consultar um clínico geral ou neurologista para que seja feito um diagnóstico e a indicação do melhor curso de tratamento. 

Importante

Devido ao risco aumentado de acidente vascular cerebral (AVC), é contraindicado para mulheres que apresentem enxaqueca com aura crônica o uso de certos tipos de anticoncepcionais hormonais, reposição hormonal e tabagismo. Converse com seu ginecologista.

Fontes:

Compartilhe

Leia Também