Hipofosfatasia exige acompanhamento multidisciplinar

Por CDD

Hipofosfatasia ou HPP é uma condição crônica rara que afeta o desenvolvimento dos ossos e dentes, deixando-os mais fracos e levando a maior chance de fraturas e deformidades. Ela se caracteriza por uma alteração que afeta o gene produtor da enzima fosfatase alcalina, que é importante na formação e manutenção de ossos e dentes.

O obstetra pode diagnosticar casos mais graves de HPP ainda durante a gestação através do exame de ultrassom pré-natal. Outros casos, por sua vez, recebem o diagnóstico por um pediatra ou dentista.

No entanto, a grande dificuldade diagnóstica é que, por ser uma condição rara, muitos médicos de atendimento primário não estão familiarizados com ela. Por isso, um endocrinologista ou geneticista podem auxiliar neste diagnóstico. Tendo isso em vista, muitas pessoas com HPP recebem o diagnóstico apenas na idade adulta. 

Uma vez feito o diagnóstico, indica-se um tratamento de reposição de enzimas para boa parte dos casos de HPP. Além disso, existem tratamentos medicamentosos que são úteis para tratar sintomas específicos da doença. Ou seja, o tipo de tratamento pode variar conforme as necessidades de cada paciente e da fase de vida de cada um.

Portanto, é importante que a pessoa com HPP tenha acompanhamento e tratamento multidisciplinar. O tratamento para HPP a partir da pré-adolescência e em adultos pode incluir especialistas da ortopedia, endocrinologia, reumatologia e geneticistas. 

Saúde dentária

É uma questão particularmente relevante no tratamento de pessoas com HPP, pois há maior risco de queda precoce da primeira dentição e de perda de dentição definitiva. Já os adultos com HPP têm maior risco de doença periodontal.

Fisioterapia

Especialmente na infância ajuda a pessoa com Hipofosfatasia a recuperar a força, flexibilidade, melhorar mobilidade. 

Terapia ocupacional

Pode ser necessária para adaptação ao uso de órteses ou instrumentos para necessidades diárias.

O tipo de tratamento ou de profissional melhor recomendados variam de acordo com a apresentação desta condição em cada pessoa. Isto é, profissionais de saúde que têm familiaridade com as particularidades da HPP são importantes para apontar e indicar os melhores tipos de tratamento.

Compartilhe

Leia Também