Quais os tratamentos para Hipofosfatasia?

Por CDD

Saiba mais sobre os tratamentos recomendados para Hipofosfatasia, condição crônica rara que afeta o desenvolvimento ósseo

Hipofosfatasia ou HPP é uma condição crônica rara que afeta o desenvolvimento dos ossos e dentes, deixando-os mais fracos e levando a maior chance de fraturas e deformidades.

O diagnóstico é feito através da análise do quadro clínico dos sintomas e dos níveis de fosfatase alcalina no sangue. Um teste genético pode ser feito para confirmar a doença.

A condição não tem cura, porém pode ser tratada na maioria dos casos. Em 2022 foi aprovado no Brasil o uso do remédio alfa-asfotase (Strensiq) que repõe a enzima fosfatase alcalina. A medicação é indicada para HPP de início perinatal/infantil e juvenil.

Existem outros tratamentos que buscam amenizar sintomas específicos, como anti-inflamatórios não esteroides para dor e suplementos de vitamina B6 para convulsões.

Tratamentos fisioterápicos e cuidados precoces com a saúde dentária são terapias que aumentam a qualidade de vida e saúde da pessoa com HPP. 

Infelizmente casos mais graves podem ser incompatíveis com a vida, e as crianças vêm a óbito antes de completarem 1 ano.

Manter um registro ou diário para entender seus sintomas ajudará você e seu médico a desenvolver um plano para controlar melhor a HPP. Com o manejo correto, você pode levar uma vida plena e ativa com AHE!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais informações?
Converse com a gente em relacionamento@cdd.org.br ou em nossas redes sociais @cddcronicos

Fontes:

Compartilhe

Leia Também