O que é Alopecia Areata?
Queda repentina de cabelo é principal sintoma de Alopecia Areata e tratamento é individualizado
Uma queda repentina de cabelo, que começa com áreas circulares, ovaladas, no couro cabeludo. Essas regiões ficam lisas e os fios caem facilmente, sem nenhum outro sintoma como coceiras ou vermelhidão.
“É uma doença autoimune na qual o seu sistema imunológico ataca as raízes dos pelos. O mais comum é o acometimento afetar o couro cabeludo, mas a alopecia pode acometer todos os pelos do corpo como um todo, sobrancelha, cílios, a barba nos meninos, etc”, explica o médico dermatologista Guilherme Muzy.
Assim como muitas doenças crônicas, esta pode ser desencadeada por estresse, mas outras situações podem causar a Alopecia Areata, como micose no couro cabeludo, uso de medicamentos ou outros produtos químicos, reação hormonal pós-parto, lúpus eritematoso sistêmico e doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano.
Guilherme Muzy afirma que o cabelo pode voltar a crescer para quem tem Aopecia Areata e que a perda dos fios é reversível. “Nesse caso, você precisa fazer tratamentos, porque existem desde medições de passar (nas regiões atingidas) até de injetar no couro cabeludo do paciente como corticóide e até imunossupressores, como ciclosporina, inibidores JAK, então, é muito importante que você consulte seu médico dermatologista para poder fazer o tratamento adequado”, enfatiza
O dermatologista acrescenta que nem todo paciente responde da mesma forma aos tratamentos. Desta forma, o ideal é ter um atendimento individualizado, que seja feito com eficácia e segurança.
Além do clínico geral, que pode dar um direcionamento, os médicos que podem fazer o diagnóstico e recomendar um prognóstico são especialistas em Dermatologia ou Tricologista.
–