Participe da chamada pública sobre uso de satralizumabe

Por CDD

Participe da chamada pública sobre uso de satralizumabe

Chamada pública nº 66/2024uso de satralizumabe em monoterapia para o tratamento de NMO em pacientes a partir de 12 anos de idade, soropositivos para anti- IgG-AQP4

Está aberta a chamada pública nº 66/2024, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Trata-se de um convite à população para contribuir com a perspectiva do paciente sobre o uso de satralizumabe em monoterapia para o tratamento de Neuromielite Óptica em pacientes a partir de 12 anos de idade, soropositivos para anti-aquaporina 4.

A chamada fica aberta até o dia 23/09/2024 e pode ser acessada no site Participa + Brasil neste link.

Perspectiva do Paciente

A Perspectiva do Paciente é um espaço na reunião da Conitec para que usuários relatem sua experiência sobre o tema em avaliação. Na chamada pública, há os relatos de pessoas interessadas, geralmente pacientes, familiares ou representantes, a respeito de sua jornada e experiência.

Esses depoimentos passarão por uma seleção para, posteriormente, estarem numa apresentação na reunião da comissão. Assim, a chamada pública se difere da consulta pública. Esta última acontece DEPOIS da reunião e do relatório preliminar elaborado. 

A CDD tem uma série de conteúdos sobre participação social nas redes sociais. Assista ao vídeo de como fazer um relato NOTA 10 numa chamada ou consulta pública da Conitec

Entendendo mais sobre NMO

O Brasil é um dos países com uma das maiores incidências do distúrbio do espectro da neuromielite óptica (NMO). No entanto, não existe ainda nenhuma opção específica de medicamento no sistema público para tratamento. 

O Inebilizumabe, primeira medicação com reconhecimento em bula para a NMO a ser aprovada no Brasil, teve sua incorporação negada pela Conitec este ano (de acordo com a Portaria SECTICS nº 30, de 26 de junho de 2024). Mas, a AME&CDD recorreu da decisão, por meio da Coalizão NMO. 

Junto a outras associações da causa, entramos com recurso acerca da decisão quanto ao Inebilizumabe (leia mais sobre isto no site A Regra é Clara). Então, a gente precisar continuar com a mobilização para mostrar à Conitec a importância da aprovação de opções de tratamento para NMO.

Logo, o seu relato pode MUDAR vidas. Ele só precisa da sua identificação através do login no portal gov.br, por pessoas que vivem com NMO e familiares, especialmente aqueles que têm experiência com o uso de medicamento satralizumabe

Vale apontar que o tema em questão busca pacientes de NMO soropositivos para anti- IgG-AQP4, porém este teste que pode apontar o diagnóstico de NMO ainda não está disponível no sistema público. Pensando nisso, CDD realizou a submissão de proposta de avaliação pela Conitec do teste de anti- IgG-AQP4, mas esta ainda passará pelos trâmites estabelecidos de apreciação do comitê.

Compartilhe

Leia Também