12.12.2023 Saúde Pública

Pessoas com doenças crônicas têm acesso à vacinação exclusiva; saiba quais casos

Por CDD

Entenda como funcionam os CRIEs (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais), locais que destinados a vacinação de pessoas com doenças crônicas

Os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, conhecidos como CRIEs, são locais que atendem pessoas com necessidades específicas de vacinação e que podem ter acesso às vacinas, soros e imunoglobulinas que não são oferecidas no postinho de saúde. Todo o atendimento é gratuito.

Quem tem doença crônica, câncer, pessoas que passaram por transplante de órgãos sólidos ou medula, imunodepressão terapêutica ou aquelas que têm um sistema imunológico comprometido por causa de imunodeficiências congênitas ou adquiridas, como HIV/Aids, podem procurar os CRIEs.

Em todo o Brasil, existem 50 unidades – pelo menos uma por estado da federação. No Estado de São Paulo, você consegue verificar o endereço e formas de contato, como telefone e e-mail, além de horários de atendimento e detalhes do que é oferecido de imunizantes e soros neste link.

A vacina pneumocócica 23, por exemplo, não está disponível em qualquer unidade básica de saúde. Porém, em São Paulo, ela é oferecida em alguns CRIEs, como explica a diretora técnica do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, Tatiana Lang D’Agostini: “Ela é disponibilizada no momento da campanha de influenza para os idosos acima de 65 anos. Mas, para pacientes com condições específicas, está disponível para acima dos dois anos de idade, nos nossos CRIES, então isso é importante”.

Ela acrescenta que a vacina pneumo 13 só é indicada para pacientes que convivem com HIV, transplantados de células tronco e oncológicos. Essas pessoas também têm acesso à imunização em uma das unidades do CRIES – existem 10 no Estado de São Paulo. 

As condições que são atendidas nos centros de referência são: pneumopatias e cardiopatias crônicas; fibrose cística; asma persistente, moderada ou grave; diabetes mellitus; doença neurológica crônica incapacitante; doenças convulsiva; dermatológica crônicas; implante coclear; asplenia anatômica ou funcional; hemoglobinopatias; disfunção esplênica; hepatopatia e nefropatia crônicas; uso crônico de ácido acetilsalicílico; fístula liquórica; doenças de depósito.

Existem outras situações em que os CRIEs podem ser utilizados:

O que é preciso para ter acesso aos CRIEs?

Para ter acesso à imunização em uma das unidades dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais, é preciso apresentar a prescrição com a indicação médica e um relatório clínico sobre a condição de saúde.

Toda documentação será avaliada antes de a pessoa receber as vacinas ou soros no local. Outra opção também é ir até uma UBS mais próxima da sua casa e perguntar onde tem um CRIEs na sua região.

Compartilhe

Leia Também