Conheça 5 mitos e verdades sobre a enxaqueca
A enxaqueca é uma condição cercada de muitas crenças e mitos devido a sua prevalência expressiva. Ela afeta 15% da população (cerca de 31 milhões de brasileiros).
Muita dessas crenças têm boas intenções na busca por amenizar um problema que afeta muito a qualidade de vida das pessoas. No entanto, devemos separar o que tem e o que não tem embasamento científico.
Na CDD, somos comprometidos com a informação de qualidade e a medicina baseada em evidências. Portanto, montamos esta lista de 5 mitos e verdades sobre a enxaqueca. Confira:
“A touca térmica melhora a enxaqueca”
Verdade!
A estratégia de resfriamento local para alívio de dores de cabeça é usada há muitos séculos. Embora as pesquisas a este respeito sejam incipientes e não garantam a eficácia das toucas, especialistas dizem que elas podem ser um auxílio para diminuir a dor temporariamente.
O resfriamento da cabeça causa vasoconstrição, o que diminui os neurotransmissores de dor para o cérebro. Assim, causa um rápido alívio para a cefaleia. No entanto, uma bolsa de gelo ou qualquer bolsa térmica de gel tem efeito semelhante, por uma fração do preço.
Apesar de serem mais caras, as toucas têm uma vantagem anatômica. Ou seja, a touca ou bolsa térmica podem sim aliviar a dor para algumas pessoas e serem usadas como tratamento auxiliar em momento de crise. Porém, não substituem os demais tratamentos para enxaqueca.
Caso você decida experimentar o método de resfriamento, aplique no local que é fonte de dor por 15 a 20 minutos. Mas, não convém ultrapassar 30 minutos, pois pode causar danos à pele.
“Comer tal coisa causa enxaqueca”
Mito, mas pode ser gatilho!
Para desvendar esta, é preciso entender a diferença entre causa e gatilho. A enxaqueca é uma doença crônica de origem genética. Ela se manifesta através de crises, que podem variar em sua frequência e intensidade. Estas crises podem ser desencadeadas por algum gatilho.
O que é um gatilho?
Qualquer evento, mudança, ato, fator externo ou interno que pode resultar na enxaqueca. Imagine que seu corpo tem um “limite para enxaqueca”, que tolera gatilhos em potencial até determinado ponto. Este ponto pode envolver diversos fatores que vão aumentando até ultrapassar este limite e, aí, desencadear uma crise de enxaqueca.
É importante tentar reconhecer os seus limites ou gatilhos, pois dessa forma você pode entender melhor como evitá-los ou manejá-los. Manter um “diário de enxaqueca” é uma boa forma ajudar a identificar tais eventos. Porém, tenha em mente que nem sempre você terá controle sobre seus gatilhos.
Embora não exista nenhum gatilho que compreenda a totalidade das pessoas com enxaqueca, alguns dos mais comuns são: estresse, ciclo menstrual, eventos climáticos, jejum prolongado, álcool, sensibilidade a cheiros fortes, ingestão de determinados alimentos.
Toda dor de cabeça é enxaqueca?
Mito.
Existem cerca de 200 tipos de dor de cabeça. A enxaqueca é uma doença que tem como um dos sintomas principais a forte dor de cabeça. As características que definem enxaqueca são dor latejante, geralmente acompanhada de náusea e/ou vômito, e sensibilidade a luz e sons. Leia mais sobre como diferenciar enxaqueca de dor de cabeça aqui.
“Enxaqueca é uma doença de mulheres”
Mito.
A enxaqueca é mais comum nas mulheres (se estima que mulheres são 3 vezes mais propensas a esta condição do que homens). Pesquisas mostram que, na infância, meninos e meninas tenham enxaqueca na mesma proporção. Porém, isto muda após a puberdade.
Isto se deve especialmente ao ciclo hormonal feminino, mas fatores genéticos e ambientais também se aplicam. No entanto, homens também apresentam enxaqueca crônica.
Enxaqueca não tem cura
Verdade!
A enxaqueca é uma doença crônica, que não tem uma cura definitiva. Porém, pode ser manejada. Por isso, é importante o diagnóstico e tratamento correto. Ela pode prejudicar fortemente o cotidiano e a qualidade de vida e levar a prática da automedicação, que é pouco segura – levando a um ciclo vicioso de ingestão de analgésicos e piora.
O uso do tratamento correto serve para além das crises: para a prevenção delas. Conheça o que é a enxaqueca com aura aqui!
Na campanha Maio Bordô, de conscientização sobre as cefaleias, a CDD se juntou à Abraces (Associação Brasileira de Cefaleia em Salvas e Enxaqueca). Juntas, buscar levar informação de qualidade sobre as dores de cabeça e enxaqueca. Faça parte desse movimento!